top of page

OFERTA EDUCATIVA

257-scaled.jpg

CRECHE

Cuidar e educar são elementos indissociáveis!
 
A creche do Externato Santa Catarina é um espaço para aprender a descobrir os sentimentos, aprender a imaginar e a fantasiar. Integra crianças dos 4 aos 36 meses.

Nesta valência, vivenciam-se novas sensações, cores, texturas, sons e estabelece-se relações de afetividade com adultos e crianças.
Aprender com o corpo, com a música e com a pintura.

É também para brincar!

A creche proporciona momento de descoberta de um mundo muito novo…

PRÉ-ESCOLAR

O projeto do ensino pré escolar visa potencializar as capacidades das crianças, dar-lhes rotinas, métodos de trabalho, autonomias, conhecer o mundo e melhorar o seu eu.
  Assim sendo, e acreditando que a aprendizagem é um processo onde se partilha cultura, a nossa proposta visa uma aprendizagem centrada na criança com o intuito de compreender o seu desenvolvimento num contexto coletivo, onde cuidar e educar se entrelaçam, respeitando sempre a individualidade e a subjectividade de cada um.

   As crianças alimentam-se de sensações e a forma como se relacionam com o que as rodeia, tal como, a forma como se expressam é muito intensa e é aí que as artes e as atividades têm um papel muito importante para estimular essas sensações. Desenvolver áreas como a motricidade e a criatividade é essêncial nesta valência de ensino.

  A lei quadro da educação pré-escolar define, entre outros, os seguintes importantes objetivos para esta valência: promover o desenvolvimento pessoal e social da criança; fomentar a sua inserção em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade de culturas; contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso na aprendizagem; estimular o seu desenvolvimento global, no respeito pelas suas características individuais; desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas; fazer a despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo orientação e encaminhamento adequados. Estes objetivos apontam para a criação de condições para que a criança possa aprender ao longo da vida.

   Mas não é apenas a oportunidade de realizarem um desenvolvimento facilitador das aprendizagens previstas para o 1.º ciclo que faz da educação pré escolar um local, por excelência, de desenvolvimento efetivo de competências próprias. Aqui vive-se! Cresce-se e aprende-se.

584-scaled.jpg
1º Ciclo.jpg

1º CICLO

A ingressão no 1.º ano do 1.º ciclo é um momento muito importante na vida da criança e dos pais.

A estrutura curricular do 1.º ciclo apoia-se em áreas curriculares disciplinares (Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões) e áreas
curriculares não disciplinares (Área de Projeto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica).

Considera-se, ainda, que o ensino de uma segunda língua, nomeadamente o Inglês, deve ser facultado aos alunos desde o início da sua integração no meio escolar tendo em considerarão a globalização em que estamos inseridos atualmente.

O ensino do 1.º ciclo é da responsabilidade do professor titular e coadjuvado por outros docentes em áreas especializadas (línguas estrangeiras, educação física, educação musical, entre outras ofertas que podem surgir à posteriori).

bottom of page