
1º Ciclo

O ingresso no 1.º ano do 1.º ciclo é um momento muito importante na vida da criança e dos pais. É o início de uma nova fase na vida das crianças e é fundamental que essa transição seja feita de forma segura, permitindo que as crianças desenvolvam as suas competências a ritmos diferentes, uma vez que o seu sucesso académico dependerá da confluência das capacidades cognitivas, sociais e emocionais.
A estrutura curricular do 1.º ciclo apoia-se em áreas curriculares disciplinares curriculares não disciplinares. Considera-se ainda que, o ensino de uma segunda língua, nomeadamente o inglês, o xadrez, a meditação em contexto escolar, as técnicas de Mindfulness, a introdução ao pensamento computacional e o ensino experimental das ciências e da matemática devem ser facultados aos alunos desde o início da sua integração no meio escolar tendo em consideração o processo crescente de globalização em que estamos inseridos atualmente.
O ensino do 1.º ciclo é da responsabilidade do professor titular, coadjuvado por outros docentes em áreas especializadas (línguas estrangeiras, educação física, educação musical, xadrez, robótica, programação e informática, entre outras ofertas que podem surgir à posteriori).
Para além das aprendizagens curriculares, o ensino no 1º Ciclo procura promover a tolerância e o entendimento, através de uma aprendizagem para os valores, tais como: a identidade coletiva, promovendo a compreensão e o respeito pela diversidade, a visão global, que permite um maior conhecimento do mundo que nos rodeia e promove valores como a justiça, a igualdade e a dignidade, o pensamento crítico, que estimula a análise criativa e sistemática, permitindo identificar diferentes perspetivas e soluções para os problemas do dia-a-dia, as competências sociais, favorecendo a empatia, as capacidades de comunicação, o trabalho colaborativo e a interação, e a cooperação, que promove a colaboração de forma a encontrar soluções globais para o bem- estar coletivo.
No Externato Santa Catarina a aprendizagem é centrada no aluno e constrói-se através de um trabalho cooperativo, em que são desenvolvidas atividades que permitem a fundamentação de conteúdos de forma colaborativa, muito eficaz para a aquisição de conhecimentos.
Plano Curricular
- Educação Física
- Expressão Musical
- Inglês
- Xadrez
- Informática
- Robótica
- Programação (informática)
- Projeto Focus – dinamizado pela psicóloga